quinta-feira, 7 de abril de 2011

Saiu o Gnome 3.0!!

Pois é, pessoal, saiu a maior atualização já feita pelo grupo de desenvolvedores do Gnome desde 2002.

Segundo algumas fontes, o GNOME 3.0 é tão revolucionário quanto o KDE SC 4.

No site oficial disponibilizaram duas versoes LIVE-CD para testar o Gnome 3.0.
Voce pode optar entre a versao baseada no OpenSUSE ou a versao baseada no Fedora.

Devido a VARIOS PROBLEMAS E DIFICULDADES que ja tive com o Fedora, optei pelo OpenSUSE e, neste momento, estou postando esse update pelo Epiphany 3.0.

No Live-CD existe o Firefox 4.0 Beta 12, mas estou dando preferencia aos aplicativos ja portados para a lib GTK 3. Nao seria interessante testar o Gnome 3.0 baseando-se apenas nos aplicativos que utilizam a ja conhecida GTK 2.
Portanto, ja abri o GIMP (gtk2), abri o Firefox (gtk2), testei o EOG (gtk3) e estou navegando pelo Epiphany (gtk3).

Ja pude perceber que o Gnome 3.0 foi feito para monitores com resolucao maior do que meu simples netbook. A maioria das janelas nao cabem completamente numa resolucao de 1024x600, exigindo que o usuario arraste a mesma para ver o conteudo restante.

Mas isso ja era de se esperar. Nao e' a toa que a maioria dos Ambientes de Trabalho estao lancando uma versao exclusiva para Netbooks. O Gnome 3.0, como nao explorei por completo, nao sei dizer se tem essa opcao.

Dizem que a primeira impressao e' a que fica, e diante do que estou vendo e experimentando, o Gnome 3.0 veio para revolucionar. Inclusive vale ressaltar que o Gnome Shell esta rodando perfeito, sem pesar na pobre Intel GMA950 utilizada em netbooks. 
Share:

0 comments:

Postar um comentário