domingo, 20 de março de 2011

Experiência com o Linux Mint LXDE.

O Linux Mint LXDE (não confundir com LMDE - Linux Mint Debian Edition) até agora tem sido a melhor distribuição no quesito desempenho aqui no meu netbook.

Superou até mesmo o DEBIAN. Já era de se esperar que uma distro rodando sobre o LXDE seria mais leve do que qualquer outra rodando sobre o GNOME.

Mas como essa versão do Mint é baseada no Ubuntu, preferi esperar pra ver.

Todos nós sabemos que o Ubuntu, quando se trata de desempenho e estabilidade, não é lá essas maravilhas, apesar do Ubuntu ter uma excelente forma de detectar hardware.

No Linux Mint LXDE obtive o suporte automatico à placa de rede wireless, assim como no Ubuntu. E tambem ja veio com a tabela DSDT corrigida automaticamente.

No LXDE so fiz algumas alterações no visual, instalei uns temas, coloquei o xcompmgr pra inicializar junto com o ambiente grafico, tirei a opacidade do painel... pronto!

O sistema é muito bonito, rápido e estável.
Share:

2 comentários:

  1. Ai, como vc colocou o xcompmgr na inicialização do Lubuntu? Tô penando para achar isso, toda vez que logo tenho que rodar o xcompmgr pelo terminal para tirar o fundo preto do cairo-dock, e o terminal tem de ficar aberto porque se o fecho o fundo volta. As respostas que achei so servem para gnome ou outros... pode me ajudar? Responda para Giovani, se possível...
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  2. Opa Giovani, tudo bem?

    Para colocar um aplicativo para iniciar junto com o LUBUNTU basta copiar o "/usr/share/applications/arquivo.desktop" referente ao aplicativo desejado para o diretorio "/home/seu_usuario/.config/autostart/"

    Por exemplo, se voce quer inicializar o firefox automaticamente, copie o /usr/share/applications/firefox.desktop para /home/seu_usuario/.config/autostart.

    Depois ative sua inicialização em Configuração De Sessão, dentro do LXDE.

    Como o xcompmgr não possui um arquivo .desktop que o referencie, você terá que criar um script para fazer tal função, dar permissão de execução e coloca-lo no diretório /home/seu_usuario/.config/autostart.

    Para executar o xcompmgr sem esse problema de fechar o terminal, execute-o colocando & no final. Por exemplo:

    xcompmgr -FfCc &

    Dessa forma você estará jogando o processo para segundo plano (background) e poderá fechar o terminal sem problemas.

    :-)

    Espero ter ajudado!!
    Seja bem-vindo ao blog!!
    Forte abraço!!

    ResponderExcluir