segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Notebook HP G42-212BR e Debian Squeeze

Colocarei nesse post apenas alguns detalhes sobre minha experiência com o notebook G42-212BR no Debian Squeeze (testing / 6.0).

O funcionamento, após uma instalação normal, foi de quase 100%.

Três interveções foram necessárias para ativar os dispositivos de som e de rede sem fio, e configurar o NetworkManager para detectar a rede com fio.

Passo 1 - Som

No Windows, pelo software da Realtek, o CODEC reconhecido é o ALC270. Pelo linux, o dispositivo é reconhecido como Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03), e pelo ALSA como Intel G45 DEVCTG, utilizando o modulo snd-hda-intel.

O som não rolava de jeito nenhum. Ao executar o comando cat /proc/asound/card0/codec#* | grep Codec tinha como resultado:
Codec: Realtek ID 270
Codec: Intel G45 DEVCTG

Observe o Realtek ID 270. Isso significa que é um codec desconhecido, pois o ideal seria algo do tipo Realtek ALCxxx (Realtek ALC260, por exemplo).

Solução:

Instalei o apt-build e os headers do kernel (aptitude install apt-build linux-headers-2.6)

Rodei o comando m-a

Dentro do module assistant (m-a) pedi para compilar e instalar o alsa-base

Inseri a linha options snd-hda-intel enable_msi=1 ao arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

Reiniciei o PC. Se preferir, reinicie apenas o alsa com o comando alsa reload

Dessa vez ao executar o comando cat /proc/asound/card0/codec#* | grep Codec foi retornado
Codec: Realtek ALC259
Codec: Intel G45 DEVCTG

Passo 2 - Wireless

A rede sem fio desse notebook é disponibilizada pela controladora Realtek RTL8191SEvA

Network controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8191SEvA Wireless LAN Controller (rev 10)

Tentei utilizar esse dispositivo pelo Ubuntu através do gerenciador de drivers proprietários, sem sucesso. No Debian, instalei o NDISWRAPPER (pelo m-a como o alsa-base), mas também não obtive resultado satisfatório. O ndiswrapper detectava o dispositivo após apontar o arquivo inf do driver (tanto do WinXP 32-bits quanto do 64-bits) mas na hora de funcionar não dava certo.

Solução:

Depois de muito procurar, fiz o caminho mais óbvio como um usuário de Windows faria: ir ao site do fabricante procurar um driver. Fui desanimado, achando que não iria encontrar. Para minha feliz surpresa existia lá o driver para linux. Bastou um ./configure && make && make install para o NetworkManager detectar as redes sem fio que tenho por aqui por perto ;-)

Passo 3 - NetworkManager e Conexão com fio.

A rede com fio, controlada por um chip Realtek RTL8101E/8102E
Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 02)
foi detectada automaticamente pelo linux. O problema foi ativar o gerenciamento dessa rede pelo NetworkManager.

Solução:

Se a interface eth0 (no seu computador pode ser eth1, eth2, etc) estiver referenciada no arquivo
/etc/network/interfaces como no exemplo abaixo (para DHCP)
allow-hotplug eth0
iface eth0 inet dhcp

Edite o arquivo /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf

[main]
plugins=ifupdown,keyfile

[ifupdown]
managed=false

trocando o false por true

[main]
plugins=ifupdown,keyfile

[ifupdown]
managed=true

Salve o arquivo e reinicie o serviço
/etc/init.d/network-manager restart

Pronto! Por hoje é só, pessoal.
Share:

25 comentários:

  1. Depois de muita pesquisa essa dica foi a única que solucionou meu problema de áudio. Muito válida a dica. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por ter resolvido o problema Joelias. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Arllen, você não teve problemas de aquecimento? Eu tenho um G42-215 BR, e noto maior aquecimento quando uso Linux. Estou usando no momento OpenSUSE 11.3 (KDE 4) nele.
    Pergunto isto porque, se for o caso, mudo pra Debian.
    Valeus, abração.

    ResponderExcluir
  4. lsmod, o meu G42-212BR não aquece muito independente do sistema que esteja usando, isso inclui o Debian. Mas, no seu caso, pode ser que seja resolvido fazendo um downgrade da BIOS para a versão F.17 encontrada no site oficial de suporte e drivers da HP. VÁRIOS usuários (VÁRIOS MESMO) que estavam com problemas de aquecimento, travamentos e/ou quedas de conexão constantes fizeram o downgrade e recomendam. Todos nós que adquirimos essa série G42 temos alguns problemas e a HP está demorando de resolvê-los. E 90% desses problemas são relacionados com a BIOS. No meu caso, não consigo desativar o boot via rede e é IMPOSSÍVEL dar boot via USB (Pen drive, HD externo, etc). Recomendo instalar o Debian para testes. Garanto que ele é mais leve e estável que o OpenSUSE. Espero ter ajudado. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela dica valeu para mim tambem em um notebook HP g42 230BR.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Jeruso, bom saber que a dica é válida também para o 230BR. Acredito que todos os da série G42 (se possuirem a mesma versão ALC270) deverão passar pela compilação. Fico feliz por ter ajudado. Abração!

    ResponderExcluir
  7. Amigo onde encontrou o driver para linux no site da HP ? ja garimpei no site e nda !!!

    ResponderExcluir
  8. Armando Jr, no site da HP você não encontrará os drivers para o dispositivo wireless
    Realtek 8191SE-VA2. O mesmo só poderá ser encontrado no site oficial da Realtek.
    Segue o link encurtado -> http://goo.gl/e9WQz
    Quanto ao Audio, basta recompilar o alsa como citei no post.
    Os demais dispositivos são suportados de forma nativa pelo linux. Abraço!!

    ResponderExcluir
  9. Chegar em casa vou tentar, estou com o problema no slackware :(

    ResponderExcluir
  10. Valeu, chegar em casa vou testar no meu notebook, estou com o mesmo problema mas com o slackware, meu note é igual o seu!
    se tiver mais informações por favor me envie!

    ResponderExcluir
  11. Então Renan, esses dois problemas são fáceis de resolver. No slackware, não lembro de ter tido problema do som. Acho que só na rede wireless mesmo. Já faz tempo, não me recordo. Boa sorte! Qualquer informação ou novidade envio sim. Abraço!!

    ResponderExcluir
  12. Estava com problemas com os drivers de áudio e de wireless no meu HP G42-230BR. Consegui arruma-los com suas informações. Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Silas. Espero poder ajudar sempre pois procuro compartilhar toda informação que chega a mim. No que precisar, estou às ordens.
    Abração!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, funcionou perfeitamente com meu HP G42-271BR debian-squeeze, que estava mudo!

    ResponderExcluir
  15. Perfeito.
    Fico feliz por ter ajudado, Joner.
    O blog esta sempre "de portas abertas".
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Danilo campinas

    ola arllen bom dia to sofrendo com o meu pc... achei de grande valia a sua dica fui no site e baixei o drive da realtek... bom num sou familiarizado com o mac... o programa veio em uma pasta zipada... até ai beleza mas vc poderia postar um passo a passo de como eu instalo?? ficou meio vago e eu num sou expert..... desculpe mas quero aprender... abraços...

    ResponderExcluir
  17. Danilo, não existem drivers para MAC (kexts) disponíveis para esse modelo de dispositivo de rede sem fio. Eu mesmo já fiz um hackintosh mas a conexão não funcionou. Procurei em sites especializados, modifiquei os kexts e nada!

    Infelizmente, até onde eu pesquisei e tentei (olha que pesquisei e tentei muito), só existe suporte para LINUX e WINDOWS.

    Recomendo que procure em http://www.hmbt.org/forum/ e em http://www.kexts.com/ por algum possível driver desenvolvido recentemente.

    Forte abraço, qualquer coisa estou à disposição.

    ResponderExcluir
  18. cara tenho um HP G42-214BR e, após tentar instalar o Lenny em um note antigo há 2 anos e um pouco de ubuntu, voltei pro Debian instalando o Squeeze aqui. Este site resolver meu problema de áudio, valeu mesmo!

    Agora só sossego aqui, falta recompilar o sistema e alguns tweaks básicos só haha

    ResponderExcluir
  19. Ótimo stenn!!

    Penei bastante para encontrar essa solução. Resolvi compartilha-la e, pelo visto, muitos estão sendo ajudados.

    Fico feliz em ver resultados positivos.

    Abração!!

    ResponderExcluir
  20. Olá a todos,
    Ainda não consegui encontrar uma solução para fazer boot através das portas USB no meu HP G42-220BR. Alguém poderia me ajudar?
    marcosousad@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Marcos, realmente esse é um exemplo de descaso da parte da HP. Este não parece ser um problema de hardware, logo, poderia ser facilmente corrigido pela HP, através de uma atualização de BIOS.
    Infelizmente até hoje a HP não se pronunciou sobre o caso (não que eu tenha visto).
    Acredito que o melhor local para encontrar uma solução é no forum de usuarios da HP. Foi lá que eu consegui o patch para corrigir o problema do boot insistente via rede.
    Abração!! Seja bem-vindo ao blog.

    ResponderExcluir
  22. Cara, eu comprei um note g42 -340BR e me arrependo imensamente!!! Posso dizer que o micro da hp não chega aos pés do micro DELL. Toda hora eu tenho problema de conexão wireless, também o micro esquenta muito.
    Estou usando o seven, o ubuntu e o slackaware(13). Este último não abre a interface gráfica por nada.

    ResponderExcluir
  23. Andre, concordo com você.
    Os notebooks da HP perderam muito a qualidade. Não vale mais a pena pagar caro (sim, são caros) por um produto dessa empresa.
    As vezes um DELL custa R$200,00 a menos, com a mesma configuração, com qualidade e suporte técnico infinitamente superior aos da HP.
    Acabou-se o tempo em que HP/COMPAQ era sinônimo de qualidade. Eu não recomendo mais.
    Acho até melhor pagar menos em um CCE, usar durante 1 ano até dar defeito, do que pagar caro em um HP e ter problemas desde o primeiro uso.
    Sobre a interface grafica no Slackware, veja se a instalação não está corrompida. Se estiver tudo ok, tente subir com o VESA, desativando o KMS (provavelmente intel.modeset=0 nos parametros do lilo) e configurando o arquivo xorg.conf
    Abração!!

    ResponderExcluir
  24. Eu estou com um note da HP G42-271BR sem som. voce poderia me ajuda, mas o processador é da AMD.Aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, posso ajuda-lo.
      Ja recompilou o alsa como o passo 1?
      Me manda um e-mail para mantermos contato!!
      Meu e-mail é o mesmo do perfil aqui do blog:
      avbalves@gmail.com

      Abraços e obrigado pela vista!! Volte sempre!!

      Excluir