quarta-feira, 30 de maio de 2018

Instalação do KDE 5.12.5 LTS no Debian 9 (Stretch)

O lançamento do KDE Plasma 5.13 está cada vez mais próximo de acontecer - 07 de junho de 2018 (KDE Schedules) - e isto está causando ansiedade na comunidade Linux, principalmente aos adeptos do KDE.

Aqueles que preferem GNOME, Cinnamon, XFCE ou qualquer outro ambiente também serão beneficiados, pois com esse lançamento haverá melhorias de integração.
A integração entre os ambientes gráficos é bastante importante, não só pela interface uniformizada, mas também por recursos que rodam por trás desses ambientes (programas componentes, serviços, bibliotecas, etc).

Por exemplo, usuários do KDE (escrito em QT) precisam usar os programas GIMPINKSCAPEFIREFOX (escritos em GTK) para editar imagens e vetores, navegar na internet, etc. Os usuários do GNOME (escrito em GTK) precisam de ferramentas robustas de edição de vídeo, como o KDENLIVE, ferramentas para gravação e conversão de mídias, como o K3B (escritos em QT). E em meio a tudo isso temos o LIBREOFFICE (escrito em VCL), que suporta razoavelmente bem os ambientes gráficos, mas passa por constantes melhorias graças a uma comunidade super ativa. Quando não há integração entre esses frameworks (ou toolkits, como preferir), o ambiente não apenas fica feio como também não ocorre a comunicação adequada entre processos: alguns menus não aparecem, programas fecham inesperadamente, etc.

DEBIAN

O Debian é um sistema operacional e distribuição de Software Livre bastante estável, rápido e confiável. Para conseguir tantas qualidades exigiu-se muita dedicação e amadurecimento por parte dos seus desenvolvedores, principalmente do seu fundador Ian Murdock, que infelizmente nos deixou em 2015.

A estabilidade do Debian, por outro lado, traz consequências: pacotes antigos (bem mantidos, por sinal) e um ciclo de 2 anos para lançar novas versões, com "pequenas" atualizações de manutenção. A versão atual (9.0 - Stretch) foi lançada em 17 de Junho de 2017 e a atualização de manutenção mais recente é a 9.0.4, lançada em 10 de Março de 2018.

Temos disponível nessa versão do Debian o KDE Plasma 5.8 LTS, lançado em 04 de Outubro de 2016. Apesar de bem mantida (justamente por se tratar de uma versão LTS), em 01 de Fevereiro de 2018 tivemos o lançamento da versão 5.12 LTS, ou seja, aproximadamente dois anos depois. O que isso significa? Muitas novidades, correções, melhorias na interface, etc.




ATUALIZAÇÃO PARA A VERSÃO KDE PLASMA 5.12.5 LTS

Os desenvolvedores da distribuição Neptune OS disponibilizaram um script para atualizar o KDE Plasma no Debian.

Utilizei esse script em uma instalação limpa do Debian e funcionou perfeitamente. Mesmo assim, recomendo cautela.

É super simples. Basta executá-lo como root e seguir as instruções.
Share:

0 comments:

Postar um comentário