sexta-feira, 6 de abril de 2012

Melhorando as fontes no openSUSE

Que o openSUSE é uma ótima distro eu já percebi. Antigamente eu não gostava muito, achava meio pesada, confusa e tal... ficava muito preso ao YAST e achava tudo uma complicação e tanta!

Aprendendo a lidar com o "modo openSUSE" de resolver as coisas acabei por me adaptar.

No momento só tenho uma reclamação: a renderização das fontes são péssimas.

Fiz uma busca no oráculo e encontrei alguns resultados que me deixaram um pouco cético, mas resolvi dar um voto de confiança e deu certo!!

É necessário remover o "hint" das fontes. Estranho, hein?

Segue abaixo a configuração ideal

1. Arquivo ~/.fonts.conf



2. Arquivo ~/.Xresources

Xft.autohint: 0
Xft.lcdfilter: lcddefault
Xft.hintstyle: hintnone
Xft.hint: 0
Xft.antialias: 1
Xft.rgba: none


Após editar esses dois arquivos, exatamente como os exemplos acima, rode o comando
$ fc-cache -fv

Não sei se é necessário, acredito que não. Mas como o comando está atribuido ao cache das fontes pode ser que o mesmo se baseie nas configurações de hint, antialias, etc.

Experimentem, sem moderação!! ;-)

[ ] ' s
Follow Me on Twitter