sexta-feira, 20 de abril de 2012

Instale o recurso appmenu-qt no KDE 4.8.2

Olá mundo!

Ontem me deparei com o excelente recurso chamado appmenu-qt que tem como função adaptar o conteúdo da barra de menus de um app em um botão integrado à barra de título.

Pra quem possui laptop é uma mão na roda, já que ocupa menos espaço na tela, além do visual que fica muito bonito e sóbrio.

Na minha tentativa de ativar esse recurso no meu KDE 4.8.2 fiz umas buscas no google e não consegui obter respostas satisfatórias. Quando o resultado não apontava para um tutorial a ser executado em um Ubuntu desses da vida, apontava para perguntas em fórums, para sites de projetos com informações insuficientes, etc.

Resumo da ópera: Fui dormir 1h00 da manhã, tirando KDE 4.8.2, botando KDE 4.7.4, aplicando patch, compilando apps em qt pelo cmake, e por aí vai. Tudo bem, gosto de fazer isso. Na minha opinião nada ensina melhor do que a prática, mas, sinceramente, prefiro quando depois de tantas tentativas o resultado é de sucesso. Infelizmente ontem não consegui, mas hoje, com a "cabeça fresca" foi uma maravilha.

Para chegar a esse resultado fiz o seguinte:

1. Instalei o KDE 4.8.2 normalmente, o git, os "patterns" de desenvolvimento devel_kernel, devel_C_C++ e devel_kde e os pacotes libdbusmenu-qt-devellibqjson-devel para preparar o ambiente para a compilação dos plugins e softwares responsáveis pelo recurso.

2. Baixei os seguintes sources para compila-los nesta ordem:
appmenu-qt-0.2.6 pelo site oficial do projeto
plasma-widget-menubar-0.1.17 pelo site oficial do projeto
oxygen-appmenu pelo git

O appmenu-qt é o "mediador" entre o dbus e o qt que rorna possível esse processo de "movimentação" da barra de menu dos apps, para um widget, botão, etc.

O plasma-widget-menubar é, como o nome já diz, um widget para o plasma do KDE que lhe permite criar um menu global como no Mac OS X. Aquele painel superior que serve como container universal para a barra de menu de qualquer app.

O oxygen-appmenu é uma versão modificada do decorador KWIN OXYGEN padrão do KDE. Tive que baixa-lo pelo git porque a versão que está no kde-look.org é definida como 4.7.3 DEPRECATED, em outras palavras, é compatível até a versão 4.7.3, considerada ultrapassada.

Tudo instalado e pronto pra compilar, extraia os sources em /usr/src e compile da seguinte forma

1. Vá ao diretório extraído ( exemplo: /usr/src/appmenu-qt-0.2.6/ ) e crie um diretório /usr/src/appmenu-qt-0.2.6/ chamado build. Ficará assim: /usr/src/appmenu-qt-0.2.6/build/

2. Acesse a pasta build e execute os comandos abaixo
# cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/usr ..
# make
# make install

Após a compilação faça o mesmo processo com as outras fontes extraídas, seguindo a ordem citada acima.

Tudo compilado e instalado, reinicie sua sessão no KDE, vá até
Configurações do Sistema -> Aparência do Espaço de Trabalho -> Decorações da Janela
e escolha Oxygen-appmenu

Clicando em Configurar decoração, você encontra algumas opções referentes ao recurso appmenu. Clicando em Configurar botões, você define a ordem dos objetos (botões, espaços, menu, etc) apresentados na barra de título. 

O appmenu será exatamente o objeto "menu" que fica dentro de Configurar botões.




Espero que gostem da dica.

[ ] ' s e até a próxima.
Follow Me on Twitter