quinta-feira, 12 de abril de 2012

Instalar o Ubuntu numa partição LVM

E aí pessoal, tudo certo?

Hoje decidi passar pela experiência de instalar o Ubuntu no meu notebook após muitos anos sem utiliza-lo (a ultima vez foi em 2006). Como não tinha exatamente nada pra fazer resolvi dar uma espiadinha nas novidades e aproveitei para testá-lo numa partição LVM.

Quando iniciei o instalador percebi que minhas partições LVM não foram reconhecidas. Aí pensei: isso é fácil! Basta instalar os pacotes referentes ao lvm2. Então, 

# apt-get install lvm2 (pra instalar o suporte ao LVM)
# partprobe /dev/sda (pra detecar as partições no disco sda)

Perfeito!!

Reconhecidas as partições, instalei o Ubuntu sem problemas. Daí veio a surpresa. Reiniciei o PC e NADA do sistema carregar. Parava no processo do initramfs.

Pensei um pouco... Se no LIVE CD não havia o suporte ao LVM instalado, obviamente no sistema que instalei não vai ter tambem.

Pra resolver isso precisei carregar novamente o LIVE, refazer o processo de instalação do LVM e detecção de partições e montar a partição raiz (/) do Ubuntu instalado em /mnt

# mount /dev/mappar/particao_root_lvm /mnt

Agora, como fazer pra alterar o conteúdo da distro instalada no disco rígido? Montando os diretorios de processos e dispositivos


# mount -o bind /dev /mnt/dev
# mount -o bind /dev/pts /mnt/dev/pts
# mount -o bind /proc /mnt/proc
# mount -o bind /sys /mnt/sys

Fazendo um chroot
# chroot /mnt /bin/bash

Carregando o profile
# source /etc/profile

Pronto!

Diretorios montados, chroot efetuado e arquivo de configurações do perfil padrão carregado, basta instalar o LVM
# apt-get install lvm

Após finalizar a instalação o próprio sistema irá se encarregar de atualizar o ramdisk pra carregar os módulos necessários para o funcionamento do LVM durante a inicialização.

Se você chegou até aqui deve saber o /boot tem que ser montado numa partição normal (fora do LVM) senão o sistema não carrega.

Por hoje é só!!

[ ] ' s
Share:

0 comments:

Postar um comentário