sexta-feira, 13 de maio de 2011

Resolva de forma simples o problema de lentidão do KDE 4 com placas Nvidia

Na segunda-feira (09/05) montei um PC para mim com processador AMD Athlon II X4 630 e chip gráfico NVIDIA GeForce 7025. Foi um investimento bem barato e de excelente benefício. Como estou usando o KDE 4.6.3, e esqueci que os efeitos nativos desse ambiente desktop tem um desempenho tosco com os drivers proprietários da NVIDIA, fui correndo consultar o oráculo em busca de informações de como resolver tal problema.
As informações que encontrei não me ajudaram. Então eu mesmo comecei a testar algumas configurações e achei a resolução para o problema. É muito simples:
Abra o System Settings (Configurações de Sistema) e acesse a opção Desktop Effects (Efeitos da Área de Trabalho). Vá até a aba Advanced (Avançado) e desmarque a opção Enable direct rendering (Habiltar renderização direta). Reinicie a sessão.

Pronto. O desempenho do KDE ficará normal e os efeitos rodarão perfeitamente bem.

Aí você me pergunta: Por que você não usa o driver aberto NOUVEAU?

Simplesmente porque comigo nunca funcionou! Na verdade, até que funciona, mas a tela fica cheia de artefatos. Então, por esse motivo, sempre recorro ao driver proprietário.

Se você é um feliz usuário de Linux, tem uma placa gráfica da NVIDIA e gosta do KDE 4 e seus efeitos nativos, desabilite a renderização direta e seja mais feliz! :)
Follow Me on Twitter