segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Ubuntu 11.04 e o Unity. Antes de reclamar, experimente!

A Canonical tem a mania de inovar com o Ubuntu e, diga-se de passagem, costuma acertar. Independente das politicas da empresa, estou aqui para dizer uma coisa a sobre o Ubuntu: Merece o nosso respeito!

Eu não sou usuário, nem me sinto muito a vontade quando estou trabalhando com essa distro, simplesmente porque eu amo a linha de comando e dou preferência ao modo Slackware de ser.

O novo Ubuntu 11.04 inovou com a interface Unity, que nada mais é do que um Gnome modificado com algumas extensões do Compiz tambem modificadas. Porém, vou te dizer, ficou excelente. Muito diferente de tudo aquilo que já vimos no Linux. O aproveitamento de espaço na tela é coisa de louco. Principalmente para pessoas que usam netbooks.

Baixei a imagem gerada na sexta-feira (daily builds), usei por meia-hora essa imagem rodando diretamente do pendrive, e não tive nenhum crash, nenhuma dificuldade... só o desempenho que não é lá essas coisas pois, além de ser Ubuntu ( ele tem suporte nativo a lentidão :P ), estava rodando a partir do pendrive e, para completar, utiliza o Compiz, coisa que meu chip gráfico dos infernos não aguenta muito bem (culpa da Intel que castra chips baratos). O Gnome-Shell (Gnome 3) roda melhor do que o Unity, mesmo rodando no pendrive.

Bom, só passei pra falar um pouquinho a respeito do novo Ubuntu. Vale a pena perder uns minutinhos para ver o excelente trabalho que a Canonical está fazendo, mas lembre-se: nada é perfeito!
Follow Me on Twitter