quarta-feira, 20 de abril de 2011

Acesse partições ext2/ext3 no Windows

Essa dica foi testada no Windows XP

Se você tem alguma unidade ext2 ou ext3 no seu PC e deseja que o Windows XP tenha acesso a ela, recomendo que instale o Ext2 IFS For Windows. Existem outras opções, mas essa é a minha preferida pois oferece acesso "nativo" à partição, sem precisar instalar um gerenciador de arquivos a parte para manipular os dados ali contidos.

Porém, uma vez me deparei com um problema: o software detectava e definia uma letra para a unidade, porém não conseguia monta-la. Foi aí que, no site de troubleshoot oficial do projeto, encontrei uma referência ao software mountdiag.

É um software bastante simples, que roda via texto mesmo. Ele te informa o provável motivo que está impossibilitando a montagem da unidade. Basta roda-lo com o comando mountdiag.exe x: onde x: é a letra da unidade definida por você lá no Painel De Controle, na opção recém-criada IFS Drives.

No meu caso, o programa informou que o inode da minha partição ext2 possuia 256 bytes, diferente do padrão de 128 bytes. Na mesma informação ele sugere que seja feito um backup da unidade e rode o comando mkfs.ext3 -I 128 em um SO que dê suporte nativo ao formato ext2/ext3. Como utilizo o formato ext2 basta substituir o comando sugerido por mkfs.ext2 -I 128.

Absurdamente simples. Espero ter ajudado.
Share:

0 comments:

Postar um comentário