sexta-feira, 25 de março de 2011

Enfim dispositivo de rede sem fio funcionando no Debian!!

Olá pessoal!

Me lembrei que o Debian mantem fora da instalação padrão e de seus repositórios principais softwares, firmwares e modulos que não estão dentro da licença utilizada pelo sistema.

Para utilizar tais softwares temos que habilitar os repositórios contrib e non-free.

Além disso é recomendado acrescentar o repositório debian-multimedia para poder utilizar sem problemas os formatos de mídia patenteados.

Ao utilizar o Ubuntu e o Linux Mint (tanto as versões derivadas do Ubuntu e do Debian) percebi que o dispositivo de rede sem fio funcionava. Minha placa é uma Realtek 8192E.

Eu ficava intrigado como no Linux Mint Debian Edition (LMDE) minha placa funcionava, e no Debian não funcionava.

No Fedora também não funcionava.

Foi diante de toda essa problemática que de repente lembrei da questão das patentes e softwares proprietários, e comecei a supor que era necessário instalar o pacote de firmwares. Então,

Executei no Debian o seguinte comando como root:

aptitude install firmware-realtek firmware-linux firmware-linux-nonfree firmware-iwlwifi

Reiniciei o PC e pronto. Wireless funcionando ;)

Obs: Não sei se o pacote firmware-iwlwifi é necessário. Instalei ele para não ficar perdendo tempo...

Share:

2 comentários:

  1. Arllen,
    Eu sempre tinha que instalar compilar e instalar os módulos da minha wifi nas versões do Etch para baixo. A partir do Lenny ela ela é reconhecida sem problema algum já mesmo durante a instalação.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Lex.
    Eu não sei o motivo, mas aqui tive que instalar esses pacotes.
    Algumas placas da realtek realmente já funcionam durante a instalação.
    A sua é uma 8139E ou 8139SE?
    Abração!!

    ResponderExcluir