sexta-feira, 25 de março de 2011

Enfim dispositivo de rede sem fio funcionando no Debian!!

Olá pessoal!

Hoje, enfim, pude testar aquilo que era uma suposição.

Me lembrei que o Debian mantem fora da instalação padrão e de seus repositórios principais softwares, firmwares e modulos que não estão dentro da licença utilizada pelo sistema.

Para utilizar tais softwares temos que habilitar os repositórios contrib e non-free.

Além disso é recomendado acrescentar o repositório debian-multimedia para poder utilizar sem problemas os formatos de mídia patenteados.

Ao utilizar o Ubuntu e o Linux Mint (tanto as versões derivadas do Ubuntu e do Debian) percebi que o dispositivo de rede sem fio funcionava. Minha placa é uma Realtek 8192E.

Eu ficava intrigado como no Linux Mint Debian Edition (LMDE) minha placa funcionava, e no Debian não funcionava.

No Fedora, que segue a mesma linha de raciocínio do Debian, também não funcionava.

Foi diante de toda essa problemática que meus neurônios tiveram um choque e me lembrei dessa questão de patentes e softwares proprietários, e comecei a supor que era necessário instalar o pacote de firmwares. Dito e certo!

Executei no Debian o seguinte comando como root:

aptitude install firmware-realtek firmware-linux firmware-linux-nonfree firmware-iwlwifi

Reiniciei o PC e pronto. Wireless funcionando ;)

Obs: Não sei se o pacote firmware-iwlwifi é necessário. Instalei ele para não ficar perdendo tempo... são 08h00 da manhã, preciso dormir um pouco mais pois tive uma noite daquelas, acompanhado por sônia - ja sou íntimo da insônia rsrs...

Obs2: Desculpem-me o carnaval (cores em excesso). Foi só para mudar um pouco. Não estou sofrendo de frescurite aguda. Deve ser efeito de uma noite perdida.

Abraços!!
Follow Me on Twitter