sexta-feira, 18 de março de 2011

A dificuldade de habilitar a rede sem fio em algumas distros

Hoje ao ler uma matéria sobre o Debian Squeeze (na verdade uma crítica) postada no site hardware.com.br do Carlos Morimoto entendi o motivo de não conseguir habilitar meu dispositivo de rede sem fio Realtek 8192E.

Parece que algumas distros (creio que o Fedora também) não incluem alguns firmwares por questões relacionadas a patentes, licenças e softwares de código fechado.

A ausência desses firmwares não permitem o funcionamento de alguns dispositivos obrigando os usuários a ativarem repositórios extras. Mas se você não tem uma rede cabeada e sua rede sem fio não funciona... Complicado né?

A solução é acessar a internet através de outra distro, ou em outro PC e fazer o download desses pacotes para instala-los manualmente.

Fazendo alguns testes observei que o Ubuntu, o LMDE (Linux Mint Debian Edition) e o Linux Mint LXDE conseguiram ativar tranquilamente minha rede sem fio. Das distros testadas me surpreendi com o Linux Mint Debian Edition justamente por ele ser diretamente elaborado com base no Debian Squeeze.

Como o Mint não bloqueia o acesso a softwares patenteados, com licenças diferenciadas e com o código fechado, e possui alguns repositórios e pacotes modificados, a instalação do firmware foi feita automaticamente.
Share:

0 comments:

Postar um comentário