quinta-feira, 3 de março de 2011

Ativar monitor externo ligado ao laptop no Slackware.

Por um lado O PESO, por outro A FACILIDADE - Isso descreve o GNOME se comparado a outros ambientes gráficos feitos em GTK.

O fato é que XFCE e LXDE estão longe de serem "completos" como o GNOME, mas por outro lado são mais leves. Apesar do XFCE já não estar tão leve assim, é bastante perceptível a diferença se o mesmo for utilizado em um computador com pouco poder de processamento.

O Slackware não possui suporte oficial ao GNOME, nos deixando como única opção (oficial) o XFCE. Tenho um monitor LG 23'' que é muito bem vindo, principalmente quando estou cansado de espremer tudo na pequena tela de 10'' do netbook.

Usando o Debian, o Ubuntu, o Fedora e o ArchLinux (sempre no GNOME) bastava ir ao menu de preferências e ativar o monitor externo. Ou, pra facilitar mais ainda, era possível ativar um ícone no tray para fazer tal ativação.

Mas no Slackware, como fazer isso?

Deixando de lado alguns programinhas, applets, etc... fui à linha de comando e criei dois scripts q ficam na área de trabalho. O primeiro chamado MONITOR ON e o outro MONITOR OFF. Ambos utilizam o XRandR para fazer a troca. Na linha de comando digite

xrandr

O programa irá listar os dispositivos possíveis para exibição. No meu caso apareceram o VGA1 e o LVDS1.

VGA1 = monitor externo

LVDS1 = monitor do laptop

Então, o script MONITOR ON ficou assim

#!/bin/bash
xrandr --output LVDS1 --off --output VGA1 --mode 1920x1080

E o script MONITOR OFF

#!/bin/bash
xrandr --output VGA1 --off --output LVDS1 --mode 1024x600

Agora basta dar dois cliques em um desses scripts e a troca é feita instantaneamente.

Mais fácil até do que no GNOME...

;)
Follow Me on Twitter