domingo, 9 de maio de 2010

Corrigindo problemas no Gnome 2.30

> Menu Principal (Applications Menu)

Durante a madrugada iniciei uma instalacao nova do Gentoo, dessa vez com o GNOME 2.30, utilizando o OVERLAY gnome. Foi a primeira vez que instalei o gnome no sistema.

As outras vezes que instalei o Gentoo utilizei o XFCE, OPENBOX ou KDE.

Tudo correu bem, instalei tudo certinho, sem problemas. De repente me deparei com o menu APPLICATIONS (Menu Principal do Gnome) vazio. Comecei a instalar programas para ver se corrigia o problema e nada!

Procurei no google e encontrei uma referencia sobre o diretorio /etc/xdg/menus mas nao explicavam como resolver meu problema. Utilizei a logica ao ver um arquivo chamado gnome-applications.menu dentro desse diretorio e criei um link simbolico desse arquivo chamado applications.menu dentro do mesmo diretorio. BINGO!

Problema resolvido.

Como fiz isso?

como root:


# cd /etc/xdg/menus/
# ln -sf gnome-applications.menu applications.menu
# exit


> Navegador Epiphany

O navegador fechava inesperadamente ao acessar sites com conteudo em flash (pra variar). Apos remover o plugin que estava no diretorio $HOME/.mozilla/plugins/ o fechamento inesperado parou de acontecer.

Outra forma de corrigir o problema e' desativar a utilizacao de plugins nas opcoes do proprio Epiphany. Essa alternativa serve para aqueles que possuem outros navegadores instalados e precisam manter o plugin do flash instalado.

> Leitor de PDF Evince

Ao executar o Evince ou tentar abrir qualquer documento PDF o cursor do mouse ficava em estado de espera, mas o programa nao abria. Criei o diretorio $HOME/.gnome2/evince/ e o problema cessou.
Share: