sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!! E a psicologia ...

Mais um ano terminando, e outro começando...

Se pararmos para analisar o que significa, de fato, a passagem de um ano para outro, perceberemos que nada é além da passagem de um dia pra outro.

Civilizações criaram o calendário, "dividiram" o tempo em horas, minutos, segundos, dias, meses, anos, estações, turnos... mas, de verdade, o tempo não se divide. O tempo é algo contínuo.

Como nós seres humanos temos limites para compreender as coisas, fica muito mais fácil gerenciar algo seccionado do que algo inteiro ou contínuo. Tente entender que o espaço e os números são infinitos. Concentre-se e fique pensando a respeito da infinidade e, logo após alguns minutos, você se sentirá amargurado e agoniado por não conseguir compreender.

Acaba o ano de 2010, inicia-se o ano de 2011 ... mas nada mais é do que um período (um momento) após o outro na linha do tempo. Sem pausas. As corrupções, as dificuldades e as derrotas continuam, assim como as alegrias, as vitórias, as equidades...

O que pode de fato exercer uma alteração em nossas atitudes é o nosso estado psicológico. Todo ser humano é dotado de fé e esperança, mesmo que silenciosas, implícitas, involuntárias. Diante da nossa fé e esperança criamos automaticamente o desejo por dias melhores, e esse desejo é tão grande que nos faz acreditar que de fato virão dias melhores. Em cima disso é que tomamos atitudes melhores e podemos praticar a bondade, o amor, enfim, fazer um ano novo melhor e alcançarmos esses dias melhores.

Feliz Ano (período, momento) Novo!!
Follow Me on Twitter