segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Debian Squeeze

Ae galera!

Aqui estou eu de novo, nos braços do povo, na praça outra vez ... (Agepê - Eu de novo)

Bom, vou deixar a brincadeira de lado e, pra variar, serei direto. São 05h31 da manhã, não dormi (novidaaade) e, para passar a madrugada brincando com alguma coisa, resolvi instalar novamente o DEBIAN quase 2 anos depois do lançamento da versão 5.0 codename Lenny (Fev/2009). Na época em que o Lenny foi lançado não consegui me adaptar por algum motivo que não me recordo no momento. Acredito que foi pelos mesmos motivos de sempre: testar, testar e testar outras distros. E no final sempre termino voltando para o SLACKWARE.

Mas por que?

Porque no Slackware ja tenho pacotes prontos que eu mesmo fiz, é uma fonte de aprendizado muito legal, onde toda hora tenho que ficar compilando alguma coisa, recorrendo ao terminal, praticando, sinto-me bastante livre e NUNCA tenho problemas com atualizações, repositórios, etc.

Hoje resolvi instalar a versão netinstall do Lenny, porém com a intenção de atualiza-lo para a versão testing codename Squeeze. Infelizmente não encontrei (não sei se existe) o netinstall da versão testing e perdi uns 30 a 60 minutos fazendo a instalação + atualizações. Depois mais umas 2 horas instalando o gnome-core, hal, dbus, xorg, alsa, etc.

Resultado: Tudo instalado, funcionando e com um desempenho EXCELENTE!

Cara, vou te dizer: realmente o DEBIAN é do barabadá! Até mesmo no SLACKWARE (minha paixão s2 - aFF, viadagem à vista + miguxês) não consegui ainda tanto desempenho e praticidade.

Espero ficar um tempo trabalhando com o DEBIAN sem ter muitas decepções do tipo, um KERNEL PANIC básico, ou erros aleatórios devido à burrice de operador.

Ah, ja ia esquecendo de dizer que estou usando o driver open-source NOUVEAU. Abri mão do driver proprietário, e por enquanto, só sucesso!

Abraços!!
Follow Me on Twitter