quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Enfim, testei o MAC OS X!!

Durante duas semanas pelejei para pesquisar, decidir, baixar, gravar e instalar a versao correta (hack) do Mac OS X da Apple.
A primeira tentativa foi com a versao Leo4All testado em um Core 2 Duo com 4GB RAM DDR-2 800MHz. FAIL! Nao consegui rodar. Instalava, mas no momento de definir a conta de usuario o sistema entrava em loop. Ficava voltando para a tela inicial toda hora.

A segunda foi com a versao mais comentada pela galera: o iDeneb. Baixei a versao mais nova, gravei, e mais uma vez fiz o teste no Core 2 Duo citado acima. SUCESS! Instalou, rodou, com desempenho excelente. Porem as placas de rede e de som nao foram instaladas (por esquecimento meu rsrs). Como ja estava tarde decidi testa-lo no PC 2 daqui de casa (PC de minha mae), um P4 3.2GHz HT com 1GB RAM DDR-2 533MHz. SUCESS! Instalou, rodou, porem com o desempenho nao muito agradavel. Dessa vez nao esqueci de habilitar o suporte as placas. Bem, a placa de som nao foi detectada. A placa de rede sim, mas nao funcionava... vai entender?!

Minha conclusao: Depois de anos, euforico, doido pra encostar em um Mac, o povo falando super bem, que e' bonito, estavel, intuitivo... sinceramente, nao gostei! A primeira impressao nao foi legal. Fiquei meio frustrado...

Nao digo isso pelo desempenho, afinal, eu sei tanto quanto qualquer um, que eu estava usando uma versao modificada, com varios patches e muita coisa mal suportada ainda. O Mac e' feito pra rodar em maquinas "especiais", desenvolvidas, testadas, e acabou!

O que eu nao gostei, e posso dizer com propriedade, foi do visual. Serio? Sim!
Essa versao do Mac e' a original, so os patches e modificacoes de sistema e bibliotecas o torna diferente do oficial.
O Mac e' muito bonito, mas, sou usuario do Linux e me senti limitado... pow, o Linux me permite fazer muito, muito, muito mais modificacoes, oferece efeitos interessantes, etc.
A interface padrao dos aplicativos (cocoa) sim, posso dizer, que e' maravilhosa. Ver todos os aplicativos com a mesma "cara" e integracao 100% e' muito legal... coisa que nao vejo no meu amado linux.

Outra coisa que achei bastante limitado foi o utilitario particionador de discos na instalacao do Mac OS X. Acostumado com o parted e o fdisk do linux fiquei perdido, tentando juntar as duas particoes formatadas em uma (disk1 e disk2) sem perder a terceira (disk3) e nao consegui.

Eu precisava dessa experiencia. Isso me ajuda a decidir se adquiro (quando for possivel) um MacBook com Core 2 Duo e 3GB RAM, por R$3.000,00 reais ou se pego um laptop de outra marca, com Core i3/i5 e 4GB RAM pelo mesmo valor, ou ate mais barato... ja imaginam minha decisao ne? ;-)
Follow Me on Twitter