terça-feira, 22 de junho de 2010

Resolvendo o problema de dependencia do GNUTLS 1.3 no Slackware 13.1 64-bits

Hoje tive bastante trabalho para chegar a resolucao de um problema relacionado a dependencia do GNUTLS 1.3 no Slackware 13.1 64-bits (no 32-bits tambem existe essa dependencia).
Infelizmente alguns programas ATUAIS, como o navegador CHROMIUM por exemplo, insistem em utilizar bibliotecas antigas. O motivo eu nao sei. O que importa e' que nos deparamos com esses tipos de situacoes e devemos, dependendo do nivel de conhecimento, tentar achar uma saida.
A primeira coisa que tentei foi o que a maioria tenta: Criar um link simbolico do versao existente no sistema, com o nome da versao antiga. No meu caso, criei um link simbolico do GNUTLS 2.8.6 para o GNUTLS 1.3 ( libgnutls.so -> libgnutls.so.13 ).

Sem sucesso!

Depois disso dei uma olhada no Google e constatei que a unica forma de resolver era procurar a versao 1.3 da biblioteca e compilar para o meu sistema. Para evitar conflitos procurei compilar e instalar no diretorio /opt/gnutls13 o GNUTLS 1.3.5 (ultima versao 1.3 a ser lancada). Para isso usei como ROOT o seguinte comando:


# ./configure --prefix=/opt/gnutls13
# make
# make install
GNUTLS 1.3.5 instalado! Agora preciso informar ao sistema que existe essa biblioteca e onde ela esta instalada. Ainda como ROOT:


# echo "/opt/gnutls13/lib" >> /etc/ld.so.conf
# ldconfig
Agora ja e' possivel executar os programas que precisam do GNUTLS 1.3.

Como ja e' de praxe criei logo um pacote TGZ para evitar ter trabalho da proxima vez. ;-)
Share:

0 comments:

Postar um comentário