segunda-feira, 14 de junho de 2010

Onze dicas para exterminar a barriga!

Isso e' possivel se voce adotar algumas condutas espertas na sua rotina alimentar. Quem ensina e' a nutricionista funcional Andreia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional de Sao Paulo.
Por Shirley Santos


1 - Inclua no cardapio alimentos antiinflamatorios, que previnem o acumulo de gordura no abdome: curcuma, gengibre, pimenta vermelha, cha-verde, frutas vermelhas (mirtilo, uvas e morangos) e peixes em geral.

2 - Fique longe do excesso de acucar – proveniente, principalmente, dos refrigerantes. No quesito bebidas, alias, evite toma-las junto as refeicoes para nao comprometer a absorcao de nutrientes importantes no processo de emagrecimento.

3 - Elimine as toxinas.
Para tanto, saboreie, pelo menos, duas porcoes (1 pires) de couve, couve-de-bruxelas, brocolis ou agriao cozidas no vapor. Assim, voce potencializa a desintoxicacao do organismo. Se possivel, opte pelas versoes organicas.

4 - Reduza o estresse.
Ele aumenta, de forma desequilibrada, a producao de cortisol (hormonio que estimula enzimas responsaveis pelo acumulo de gordura no abdome). Como relaxar? Escolha alimentos que diminuem sua acao no organismo (abacate, cha-verde, vitamina C); intercale as refeicoes de tres em tres horas e invista em terapias corporais como, por exemplo, reiki, shiatsu e bio-danca.

5 - Acerte no oleo.
Ao cozinhar, prefira o de canola, de soja, de arroz ou de coco (sempre em pouca quantidade). Entre outros beneficios, eles aceleram o metabolismo.

6 - Controle os hormonios. Eles mantem o funcionamento celular, regulando o metabolismo energetico e o peso corporal. A sugestao e' consumir cereais integrais, quinoa, linhaca, soja, frutas e vegetais e castanhas e azeite de oliva.

7 - Evite adocantes artificiais. Eles aumentam a absorcao de glicose – que sera armazenada na forma de gordura no tecido adiposo (principalmente, na regiao abdominal). As versoes naturais – a base de estevia – estao liberadas.

8 - Troque as carnes vermelhas por peixes e aves. O ideal e' consumir versoes como pescada, sardinha, merluza e lambari. Elas possuem menos toxinas e metais toxicos que comprometem a “barriguinha”.

9 - Aposte em abacaxi, mamao e hortela – principalmente apos as refeiçoes. Eles contribuem para uma eficiente digestao de proteinas, sendo potentes estimuladores estomacais.

10 - Incremente a salada. A dica e' misturar o azeite de oliva com o oleo de gergelim, o de linhaca e o de macadamia na azeiteira. Para completar, disponha sobre ela algumas folhas de ervas, como a salvia, por exemplo. O prato e' um grande aliado do processo digestivo.

11 - Pratique exercicios físicos. Afinal, tem efeito importante na reducao da gordura. Combine atividades que aumentam a massa muscular com aulas de “jump” e “bike”. Sao excelentes!



ARTIGO RETIRADO DO SITE DIETAS JA
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